8 de Abril: Dia mundial de desenhar aves!
(Draw a Bird Day)

                      A data é comemorada globalmente e teve sua origem em uma história curiosa. Tudo começou na Inglaterra, em 1943, com uma menina de 7 anos chamada Dorie Cooper que tinha ido visitar o tio ferido na guerra. Ela o encontrou bastante perturbado, pois tinha perdido a perna direita. Para tentar animá-lo, Dorie pediu que ele desenhasse um pássaro. Então, ele olhou pela janela e avistou um pisco-de-peito-ruivo (em inglês, robin) e o desenhou. Ela achou o desenho engraçado e disse que o tio não era um artista muito bom, mas mesmo assim penduraria o desenho em seu quarto. A honestidade da menina fez o tio, e outros soldados que também estavam ali, se divertirem.

               Desde então, toda vez que Dorie ia visitar o tio, todos brincavam de concursos de desenhos. Durante muito tempo, as paredes de toda a ala da enfermaria foram decoradas por desenhos de pássaros.

                Infelizmente a brincadeira foi interrompida por um trágico acidente: Dorie morreu ao ser atropelada por um carro, três anos depois. Em seu funeral, imagens de pássaros que haviam sido feitas por soldados, enfermeiros e médicos da enfermaria foram colocadas em seu caixão. Desde então, todos se lembraram da garotinha que trouxe esperança para a enfermaria celebrando o "Draw a Bird Day" em 8 de abril, a data do seu aniversário. A data atingiu proporções maiores e hoje é celebrada mundialmente, como uma forma de expressar alegria nas coisas mais simples da vida. Para comemorá-la, as pessoas desenham aves nesse dia e as divulgam, seja em locais públicos ou postando em redes sociais.

Texto adaptado de http://www.dabday.com

WhatsApp Image 2022-04-06 at 15.43.38.jpeg

Para celebrar esse dia, foi criado um material recreativo gratuito,
em parceria com o Wikiaves.
Insira seu e-mail e baixe o arquivo para impressão clicando no botão!

Aproveite para compartilhar seus desenhos nas redes sociais, marcando @ornitologiaearte, @wikiaves e a hashtag #drawabirdday.